Carmo Dionísio expõe “Musas e Aedos” no dia 20 de Maio
Carmo Dionísio vai expor, a partir do dia 20 de Maio e por o período de um mês, na Casa do Povo do Caniço. A exposição, intitulada “Musas e Aedos” inspira-se na mitologia greco-romana que, na opinião da artista, «vem encantando a humanidade há séculos, aparecendo nos dias de hoje, com muita assiduidade, nas campanhas publicitárias que ditam a moda e cativam o público, porque activam a energia das pessoas».
Com cerca de 15 quadros novos que irá apresentar ao público, em pintura a óleo, Carmo Dionísio entende que a temática que explora com a mostra em questão «combina o realismo, o idealismo e o simbolismo numa única expressão, criando assim «a sua própria expressão», sublinhou a artista plástica.
O título da mostra é ainda explicado atendendo à figura de “Aedo”, que na Grécia antiga, era um artista que cantava as epopeias acompanhando-se de um instrumento de música, o formix.
«Os Aedo eram poetas-cantadores que se inspiravam nas Musas e que percorriam a Grécia cantando um reportório, composto de lendas e tradições populares ao som de liras ou cítaras», acrescentou Carmo Dionísio ao JM.
Um dos quadros que já concluiu dá pelo nome de “Flaming June”, ou Juno Ardente, que, na mitologia romana, simboliza a esposa de Júpiter e rainha dos Deuses. Juno representa ainda o sexto mês do ano, Junho.
Com tons quentes, os quadros que irá expor, de várias dimensões, Carmo Dionísio salientou ainda que também se influenciou em mestres clássicos como Caravaggio, Ticiano, pintores neo-clássicos e pré-rafaelitas, entre outros.
Fonte: Jornal da Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário